Sande Freguesia com historia
17-07-2014 12:36
Sob o reinado de Manuel I de Portugal os forais medievais - redigidos em latim bárbaro e já à época em mau estado de conservação - eram de difícil leitura e interpretação pelos oficiais das Câmaras, uma vez que também apresentavam grandes discrepâncias entre si.
Com o objetivo de sistematizar a governação local ao nível administrativo, aquele monarca nomeou uma comissão que, durante duas décadas, procedeu à recolha de toda a documentação existente - privilégios e antigos forais - e reformulou-a segundo uma certa sistematização, o que fez com que os chamados "Forais Novos" sejam quase idênticos, assegurando uma certa unificação. São também conhecidos como de "leitura nova", uma vez que o monarca instituiu um novo tipo de letra caligráfica - o gótico librário -, mais inteligível.
No seu reinado foram reformulados 596 forais, sendo um deles aquele que o rei D. Manuel I, em Maio de 1514, atribuiu a Sande.
Perante este facto, o executivo Sandino pretende assinalar as Comemoração dos 500 Anos da atribuição do foral manuelino, a esta localidade, convidando toda a comunidade local a associar-se ao evento que decorrerá no próximo dia 17 de Maio.